Espermograma: conheça o exame de investigação da fertilidade masculina

No artigo de hoje vamos falar sobre um exame elaborado para você alcançar a experiência mágica em ser pai. Você sabia que a infertilidade masculina afeta 10% dos casais em idade reprodutiva e na maioria dos casos, existe tratamento para melhorar o sucesso das técnicas de reprodução assistida?

Para te auxiliar na escolha da melhor forma de tratamento, existe o Espermograma! Esse exame analisa a qualidade do sêmen com o objetivo de avaliar a capacidade reprodutiva dos homens. Nele, avaliamos a fertilidade masculina para buscar as melhores soluções na reprodução humana assistida.

Dê o primeiro passo em sua jornada de paternidade com a Perfetto e conheça mais sobre o exame que abrirá caminhos para os seus sonhos de ter uma família.

Quando ele é solicitado?

Dificuldades para engravidar podem decorrer tanto de problemas no sistema reprodutor feminino quanto no masculino. Por isso, é importante que o casal procure auxílio médico e realize os exames necessários para diagnosticar a infertilidade e iniciar o tratamento adequado.

Em geral, o espermograma é solicitado quando o casal está tendo problemas e dificuldades na hora de engravidar. Além disso, é solicitado também quando existe algum sinal ou condição, seja física, imunológica ou genética que possa alterar o esperma e influenciar na fertilidade. A indicação do exame também serve para homens que se submeteram a uma vasectomia, ajudando a acompanhar a qualidade reprodutiva após vasectomia.

Como é realizado o exame?

Exame acessível e de fácil realização, o Espermograma indica condições que interferem na fertilidade masculina e identifica quais os níveis de qualidade do sêmen, para que junto de um de nossos profissionais trace os melhores caminhos de tratamento.

De forma preferencial, o exame é feito através da masturbação. Por que oferecem resultados mais corretos para análise sem oferecer parâmetros errôneos. Além disso, ele pode ser utilizado para:

  • Avaliação da capacidade reprodutiva
  • Detectar condições da próstata
  • Avaliar respostas a medicações
  • Acompanhamento pós-vasectomia

Cuidados ao realizar o exame

Por se tratar de um procedimento em análise seminal da fertilidade masculina. Alguns cuidados devem ser seguidos para não interferirem na sua coleta e no tratamento com um de nossos especialistas. Como:

  • Estar de abstinência alcoólica no mínimo 3 dias antes do exame;
  • Não apresentar alguma infecção no período de até 07 dias antes da coleta;
  • Evitar o uso de antibióticos, corticoides e outras medicações no mínimo 10 dias antes da realização do Espermograma;
  • Privar o uso de lubrificantes durante a realização do exame.

O primeiro passo para alcançar o desejo da paternidade

O Espermograma é indicado quando existe alguma condição que possa interferir na fertilidade masculina, seja ela física, imunológica ou genética.

 

Esse exame é simples, de fácil realização e permite investigar os níveis de qualidade do sêmen para guiar as melhores formas de tratamento junto ao seu médico. Além disso, ele pode ser utilizado para: Detectar as condições da próstata; Avaliar respostas a medicações específicas e Acompanhar a qualidade reprodutiva após vasectomia.

 

E o mais importante, tudo realizado por um mesmo profissional, que será o seu guia durante toda a jornada Perfetto. Se você deseja saber mais sobre o Espermograma e sobre técnicas de Reprodução Assistida, não deixe de visitar a Perfetto e se informar.

 

Estaremos junto a você para alcançar seu sonho em constituir família.

Mais Posts