Março Amarelo: o Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose

Em 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data repleta de fortes significados. Também nesse mês um assunto que afeta milhares delas no mundo é falado: a endometriose. Dentre os problemas que podem comprometer a saúde feminina, a endometriose é um deles.

E para conscientizar as mulheres a respeito da importância de cuidados preventivos que visem evitar essa doença, bem como diagnosticá-la e tratá-la de forma precoce, foi criada a campanha mundial Março Amarelo.Para informar mais mulheres sobre o assunto, viemos tratar sobre ele no artigo de hoje. Vamos lá?

Mas afinal, o que é a endometriose

Muitas mulheres são acometidas pela endometriose e nem imaginam. endometriose é uma síndrome bastante dolorosa na qual o tecido que reveste o útero, conhecido como endométrio, cresce em outros locais do abdômen, como ovários, bexiga ou intestino, por exemplo, gerando sintomas como dor pélvica intensa, menstruação muito abundante e até infertilidade.

Contudo, cada mulher possui um tipo e uma intensidade da doença, com sintomas que podem variar. Por isso, a endometriose pode ser uma doença que tem um diagnóstico mais difícil.

Os sintomas dessa condição podem surgir de forma silenciosa e também podem se manifestar de uma maneira muito intensa, como é o caso das cólicas, dores na relação e para ir ao banheiro. Muitas mulheres levam até 10 anos para receber o diagnóstico dessa doença e para quem quer ser mãe, detectar a endometriose de forma precoce é fundamental!

Se você está com esses sintomas, pode ser endometriose

  • Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  • Menstruação abundante
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor ao urinar ou defecar
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Fadiga e cansaço excessivo
  • Dificuldade para engravidar

Endometriose tem idade?

Como uma doença comum entre as mulheres, é normal gerar diversas dúvidas.

É importante destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente tem em torno dos 30 anos.

Descobrir o quadro de endometriose logo no começo dos sintomas pode evitar que a doença progrida, e quanto mais tardio for o tratamento, mais a saúde da paciente fica comprometida, com chances de complicações como a infertilidade.

O tratamento adotado vai depender da idade da mulher, dos sintomas e das expectativas que apresenta com o tratamento. Não deixe de fazer os seus exames. Se cuida, mulher!

Atividade física pode controlar os sintomas

Sabemos que a endometriose é uma doença inflamatória e que, portanto, suas portadoras podem se beneficiar da atividade física. Os exercícios físicos têm capacidade de diminuir a inflamação gerada pela doença, diminuindo dores e ainda melhorando a taxa de gestação natural

Mas claro, devemos levar em conta alguns pontos que diminuem a probabilidade de obter a gravidez. Os mais descartáveis são:

  • Idade da mulher: A partir dos 32 anos começa a diminuir a capacidade reprodutiva, a partir dos 37 anos se acelera este decréscimo e aos 40 anos é mais desafiador obter a gravidez de maneira natural.
  • Estilo de vida: Hábitos ruins, como o consumo de álcool ou tabaco frequente afeta à ovulação, diminuindo o muco cervical readuzindo as possibilidades de gravidez.
  • Doenças e transtornos: Alguns problemas de saúde podem influenciar negativamente na fertilidade, como, a endometriose, a síndrome de ovários policísticos, fibromas uterinos, falência ovariana prematura, transtornos autoimunes, infecções, entre outros.
  • Problemas na menstruação: Transtornos como a falta de ovulação ou a dismenorreia podem ser causa de infertilidade.

 

É importante pontuar que essa infertilidade por diversas vezes, também pode vir do homem. Cada caso deve ser analisado de forma única. Porém, quanto mais completo e estruturado for o diagnóstico e toda a jornada de reprodução, maior a probabilidade de sucesso.  

Qual exame detecta endometriose?

A endometriose leva em média 8 anos para ser diagnosticada porque muitos profissionais não estão habilitados para essa investigação. Mas para um tratamento efetivo e principalmente para mulheres que querem engravidar, o diagnóstico precoce é fundamental!

Aqui na Perfetto, nós podemos fazer essa análise por meio de um ultrassom próprio para o rastreio de endometriose ou também com o Ultrassom da Fertilidade, que faz uma avaliação completa do potencial reprodutivo da mulher e também avalia todas as possíveis causas de infertilidade feminina. Nós substituímos exames como o raio-x das trompas (Histerossalpingografia), a Ressonância Nuclear Magnética e a Histeroscopia por um único ultrassom que é mais simples, mais eficaz, menos desconfortável e com o laudo imediato. E o mais importante, tudo realizado por um mesmo profissional aqui mesmo na Perfetto!

Dessa forma, você segue com os seus planos de ser mãe com suporte de uma equipe especialista em reprodução humana assistida.

Mais Posts