O que causa a infertilidade feminina?

Ter filhos é parte fundamental do planejamento da maioria dos casais. Mas muitas pessoas possuem dificuldades e acabam não conseguindo conceber sem a ajuda médica.

Neste artigo, você vai entender mais sobre causas internas e externas que podem levar as mulheres à infertilidade e quando é o melhor momento de começar a investigar o seu potencial reprodutivo.

O que é infertilidade?

A infertilidade é a incapacidade de conseguir uma gravidez bem-sucedida após 12 meses de relações sexuais desprotegidas de métodos contraceptivos. Ela é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma condição de saúde pública.

Podemos classificar a infertilidade como primária ou secundária. A infertilidade primária é aquela na qual o casal nunca passou por gestação anterior. Já a Infertilidade secundária, é aquela na qual o casal já teve uma gestação anterior. 

Entretanto, é essencial saber que a existência de um histórico de gestação anterior não garante uma fertilidade futura.

Por que é necessário aguardar 1 ano de tentativas para diagnosticar a infertilidade?

Aproximadamente 85-90% dos casais jovens saudáveis concebem após 12 meses de relações sexuais desprotegidas. A infertilidade afeta então cerca de 10-15% dos casais, que irão se beneficiar de um cuidado especializado.

Todos os casais devem aguardar 12 meses para começar a investigar a fertilidade?

Não necessariamente. E no caso da mulher, um elemento importante que diferencia é a idade:

Qual é a diferença entre esterilidade e infertilidade?

São conceitos diferentes comumente associados a mesma situação. Afirmamos que um casal é estéril (esterilidade) quando não existe, de forma permanente, a capacidade de gerar filhos através desta união. São exemplos mulheres que não possuem útero ou de homens que sofreram traumas testiculares. 

Já a infertilidade é uma redução da capacidade natural de engravidar, diferente da esterilidade, não é uma condição permanente. 

É importante lembrar que em ambos os casos podem sim haver tratamentos que ajudem a reverter o quadro ou mesmo outras alternativas para aqueles que têm o desejo de formar uma família

O que causa a infertilidade?

Não existe um único motivo para a infertilidade feminina, no entanto, a razão mais comum tem a ver com a idade. Com o passar dos anos, a reserva ovariana de cada mulher passa por alterações biológicas na quantidade e qualidade dos óvulos que reduzem a capacidade de engravidar.

Confira algumas das principais causas que podem levar as mulheres à infertilidade.

Problemas na Ovulação

Existem causas internas e externas que podem influenciar na ovulação, quando os óvulos que estão nos ovários são liberados  a cada mês. Dois exemplos são pacientes oncológicas que fazem uso de radioterapia e quimioterapia e também a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

Endometriose

Alguns tecidos do endométrio crescem fora do útero, seu lugar de origem, e isso gera inflamações na região pélvica e que podem alcançar até outros órgãos do corpo. Os principais sintomas dessa condição são as fortes cólicas menstruais e a dificuldade para engravidar.

Alterações tubárias

Alterações nas tubas uterinas como encurtamentos ou obstruções podem atrapalhar o caminho entre o útero e o ovário, que é por onde o óvulo passa durante o ciclo reprodutivo. É também nessa região onde ocorre a fecundação do óvulo.

Como diagnosticar a infertilidade feminina?

Se você já percebeu alguma das situações acima e está em fase de investigação sobre o potencial reprodutivo da sua família, pode contar com alguns exames que avaliam aspectos fisiológicos e ajudam a confirmar o diagnóstico.

Se você está tentando engravidar, saber mais sobre a sua fertilidade é essencial. Nós da Perfetto estamos aqui para te apoiar durante essa jornada.

Mais Posts

Jovem mulher segurando uma xícara e olhando para o horizonte

Quais exames detectam a infertilidade?

Conheça os métodos mais indicados para investigar a fertilidade da sua família. Se você está tentando engravidar, saber mais sobre a sua fertilidade é essencial!